A oração: Dom de Deus

"A oração é a elevação da Alma a Deus ou o pedido a Deus dos bens convenientes" (S. João Damasceno). Orar é um dom de Deus. Aquele que se coloca em oração entra em contato com Deus, passa a estar em comum união com o Senhor.

Existe dentro do nós um desejo interior de estarmos junto de Deus, e este desejo nos impulciona a oração. O simples desejo de estar com Deus, de reconhece-lo como único Ser Supremo já é uma oração.

Jesus, enquanto homem, orou sempre com submissão ao Pai. Orou para multiplicar os pães, para escolher os dozes apóstolos, para curar os enfermos e libertar os cativos. Também nos ensinou a orar com audácia filial, colocando como condição apenas a fé: "Tudo quando suplicardes e pedirdes, crede que já recebestes" (Mc 11,24), "tudo é possível a quem crê" (Mc 9,23), "pedi e recebereis" (Lc 11,9), "tudo o que pedirdes com fé na oração , vós o alcançareis" (Mt 21,22).

Orar com fé não é apenas dizer "Senhor, Senhor", mas é levar o coração a fazer a vontade do Pai (Mt 7,21). São Lucas nos apresenta três parábolas sobre a oração: "o amigo importuno", "a viúva importuna", "o fariseu e o publicano", mostrando-nos que para alcançarmos aquilo que pedimos é necessário a persistência, a paciência e a humildade.

Existem várias formas de oração, ela pode ser uma súplica, uma intercessão, uma ação de graças ou um louvor. Nesta página encontra-se diversas orações, que oferecerão um caminho seguro para se chegar até Deus e Dele alcançar a graça.

Escrito por: Alexandre Borges